Com a pandemia do COVID-19 a necessidade de possuir uma marca presente em plataformas digitais ficou ainda mais evidente. Quem até aquele momento ainda relutava contra a necessidade de se adequar às novas tecnologias, se viu obrigado a adaptar-se ao novo modelo de venda da noite para o dia. A partir desse cenário atípico foi possível perceber que a internet resiste a muita coisa, inclusive às mudanças trazidas por uma doença capaz de afetar o mundo inteiro.
No entanto, sabemos que não basta simplesmente abrir uma loja online e esperar que os frutos apareçam de maneira espontânea, sendo necessário muita estratégia para trazer bons resultados. Logo, se você trouxe sua marca para o digital há pouco tempo e ainda não sabe muito bem como usar as ferramentas a seu favor, esse artigo pode te ajudar. Confira abaixo 5 dicas:
01 | Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo refere-se ao processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o seu cliente, com o intuito de formar um público fiel através do compartilhamento de conteúdo.
Nesse tipo de estratégia a tentativa de venda não é feita diretamente, sendo necessário primeiro criar uma conexão com o cliente para somente em seguida convencê-lo de que o seu produto ou serviço pode ser útil para ele. Ou seja, uma loja que utiliza esse tipo de marketing como estratégia não teria em seu feed do Instagram somente imagens de seus produtos, por exemplo.
Uma das maneiras de criar essa conexão é oferecer conteúdos que solucionem determinado problema do seu público-alvo ou mostrar o posicionamento da sua marca em relação a algum tema importante envolvendo seu nicho de atuação.
02 | Diversifique os canais de venda
Em vez de utilizar apenas um site para realizar suas vendas, que tal inserir seus produtos em diversos marketplaces para atrair um público maior?
A vantagem de vender nesse tipo de espaço virtual é que ele passa uma maior segurança àquele consumidor que tem receio de comprar em comércios desconhecidos. Alguns exemplos de marketplace são o Mercado Livre e a Amazon.
03 | Ofereça uma experiência completa
Cada ponto de contato com uma marca conta quando o objetivo é gerar uma experiência única para o cliente. Agora imagine se você se compromete a oferecer um atendimento incrível para o seu consumidor desde o momento em que ele tem seu primeiro contato com a marca, até o pós-venda? Certamente ele se sentirá muito valorizado, o que contribui para estabelecer uma relação de fidelidade.
Oferecer uma experiência completa significa dar a devida atenção àquele pessoa que sempre acompanha sua marca mas ainda não realizou nenhuma venda, tentando entender o porquê e como ajudá-lo. Também faz parte dessa jornada não esquecer de um de seus clientes somente porque esse já realizou uma compra. Para isso, seria interessante oferecer a ele alguns privilégios que mostre como a presença dele importa para a empresa e que o incentive a voltar mais vezes.
04 | Ofereça um atendimento personalizado
Se você iniciou um Negócio Online recentemente e portanto ainda possui poucos clientes, essa pode ser uma oportunidade e tanto para fidelizar essas pessoas à sua marca através de um atendimento personalizado.
Alguns exemplos desse atendimento mais individual são os bilhetes escritos à mão e entregues junto à embalagem do seu produto, portando alguma mensagem que agradeça pela compra e confiança.
05 | Otimize suas páginas de conversão
Apenas criar um site para realizar suas vendas e deixá-lo lá para que traga resultados sozinho não é muito eficaz. É muito importante realizar estudos a respeito da sua página, identificando quais pontos precisam ser melhorados para que se realize um número maior de conversões.
Através da análise de métricas do site é possível descobrir por que algumas pessoas chegam até o momento da compra mas desistem; quais produtos estão sendo mais buscados em determinadas épocas e até mesmo quanto tempo seus potenciais clientes passam analisando as possibilidades de compra.
Essas são as dicas que separamos e esperamos que elas te ajudem a alavancar suas vendas daqui pra frente. Ah, e se você acabou de criar o seu Negócio online, saiba que é muito importante garantir o registro de marca para evitar problemas futuros. Para entender melhor sobre o assunto, acesse o blog da Catarinense Marcas e Patentes e aproveite todo o conteúdo disponível a respeito desse tema.