3 Exemplos famosos de marcas figurativas



Certamente você conhece alguma marca que, apesar de possuir um nome, é facilmente identificada somente por um símbolo. Ao se deparar com uma pessoa utilizando um celular que contém o desenho de uma maçã mordida, que nome vem à sua mente? Se você respondeu “Apple”, isso comprova que algumas figuras desempenham um papel muito importante no reconhecimento de uma empresa.

 

O que são marcas figurativas

Antes de entrar nesse assunto, é necessário primeiramente entender o que é uma marca: a representação simbólica de uma entidade, composta por elementos visuais – geralmente em conjunto com um nome que a designa.

 

Entre os tipos de marcas existentes, temos:

01 | Marcas tridimensionais

A marca tridimensional é aquela na qual a logo exemplifica o seu formato ou a embalagem que diferencia o produto. Esse é o caso do yakult e toblerone.

 

02 | Marcas Nominativas

A marca nominativa é formada exclusivamente por letras e números de determinada cor, sem conter nenhuma figura em seu design. Esse é o caso da Avon, por exemplo.

 

03 | Marcas Figurativas

A marca figurativa é formada apenas por um símbolo, sem a presença de caracteres. Apesar de a entidade criadora dessa marca possuir um nome, no registro de marcas figurativas somente a figura recebe as devidas proteções garantidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

04 | Marcas mistas

A marca mista é a combinação entre símbolos e caracteres que representam seu nome. Com esse tipo de registro você protege tanto a identidade quanto o nome do seu negócio.

 

No entanto, é importante lembrar que a utilização da logo deve ser feita exatamente da maneira como ela foi registrada: caso haja qualquer alteração, por menor que seja, a proteção não estará garantida.

 

Como exemplos de marcas mistas temos o McDonald’s e a Adidas.

 

Exemplos de marcas figurativas

 

01 | Lacoste

Repare que nas camisetas confeccionadas pela Lacoste, não vemos o nome da marca acompanhando o famoso desenho do jacaré, mas mesmo assim identificamos logo de cara que se trata de uma peça elaborada pela empresa de René Lacoste.

 

02 | Nike

Quem poderia imaginar que um simples símbolo com formato semelhante à asa de uma deusa grega se tornaria algo tão inconfundível? É bem provável que nem mesmo seus criadores tenham sonhado com a possibilidade de essa figura se tornar tão característica, não é mesmo?

 

03 | McDonald’s

Imagine que você está em um lugar desconhecido, com fome e procurando por algo que goste para comer. Em meio a tantas marcas de restaurantes que nunca havia visto antes, você encontra uma letra M amarela formada por uma fonte inconfundível: o McDonald’s.

 

Muito louco pensar que uma letra utilizada corriqueiramente e em conjunto com uma cor tão simples formam uma figura tão característica, não é mesmo?

 

Como registrar uma marca figurativa

Apesar de esse ser um processo simples, é necessário atentar-se a alguns cuidados. Por isso, preparamos um post recheado de informações para te ajudar, que você pode conferir clicando aqui. 

× Como posso te ajudar?