Posicionamento de marca: o que é, como fazer e exemplos!



O posicionamento de marca é um termo que refere-se a uma estratégia de branding a fim de criar uma percepção positiva do consumidor alinhada com aquilo que você deseja passar.

Hoje, estabelecer essa estratégia é de suma importância para o crescimento de uma marca, não é à toa que grandes organizações possuem o seu posicionamento bem estabelecido. 

Se você ainda não sabe o que é e como fazer, ao longo deste artigo iremos explicar e trazer alguns exemplos para você se inspirar. Portanto, continue acompanhando esse artigo para aprender como fazer isso.

O que é posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é uma estratégia de branding que tem como objetivo definir quais bandeiras uma marca vai abraçar e a forma como ela irá se posicionar. 

Hoje, o consumidor está optando por marcas que possuem uma causa e tendem a pagar por um valor maior por elas. Desse modo, o seu objetivo é fazer com que a percepção do leitor esteja alinhada com aquilo que a sua marca espera e torná-la mais atrativa.

Um posicionamento está diretamente atrelado aos valores de uma marca. Por exemplo, se uma empresa tem como um de seus valores a sustentabilidade, ela deverá criar campanhas e se posicionar em prol ao meio ambiente para gerar essa boa percepção para o shopper.

Além disso, para investir nessa estratégia necessário entender os mínimos detalhes da buyer persona da sua marca como as suas dores, atributos, desejos, hobbies e definir a sua proposta de valor. No decorrer desse artigo iremos explicar com detalhes como fazer isso.

Exemplo de posicionamento de marcas famosas

Uma excelente maneira de você entender melhor sobre essa estratégia é conhecendo o exemplo de posicionamento de marcas famosas. Abaixo separamos alguns cases para você acompanhar.

1. Coca-cola

A Coca-Cola é um dos melhores exemplos, principalmente porque ela foi uma das primeiras a trazer a ideia de que um produto é muito mais do que um produto, pois ele é capaz de proporcionar uma boa experiência.

Fica fácil pensarmos na forma como a marca se posicionamento ao lembrarmos da famosa campanha de natal. 

Nesta propaganda em nenhum momento a Coca-Cola convida o leitor a comprá-la, ela apenas mostra um delicioso jantar com família reunida e saboreando um bom refrigerante.

Essa organização busca se posicionar como uma marca capaz de gerar felicidade para o leitor, por isso ela reúne várias pessoas felizes em suas campanhas.

2. Apple

A Apple é uma das marcas mais caras do mundo segundo a Forbes, ocupando o primeiro lugar. Identificar o seu posicionamento também se torna fácil, quando percebemos o quanto as pessoas compram o produto não só por ele em si, mas pelo status que ele é capaz de proporcionar.

Além disso, a Apple segue a mesma ideia da Coca-Cola em suas campanhas, no qual ela só mostra as experiências que são proporcionadas ao invés de convidar o leitor a realizar uma compra. 

Todo esse conjunto de estratégias faz com que ela se torne exclusiva e gere mais valor para o consumidor.

3. Natura

A Natura é um exemplo marca que está 100% alinhada com a riqueza natural do Brasil. Ela traz consigo um novo significado para a sustentabilidade, gerando mais valor.

Além disso, nos últimos anos a marca tem investido na humanização ficando mais próxima do shopper para a atender as suas necessidades.

4. Redbull

É muito comum encontrarmos o Red Bull patrocinando grandes eventos esportivos porque é exatamente esse o seu posicionamento. 

O seu objetivo é mostrar como a bebida é capaz de gerar mais energia e contribuir no esporte.

Hoje, além dos patrocínios, a marca está investindo em marketing de conteúdo e de influenciadoras.

5. Amazon

Não dá para pensar em varejo e não lembrar da Amazon. Atualmente,  essa empresa é conhecida mundialmente e além da inovação e tecnologia, ela  traz consigo um bom posicionamento.

O grande diferencial da Amazon é garantir a entrega de produtos em curto tempo e gerar uma excelente experiência para o consumidor em seu processo de compra.

Dentro do site, a Amazon investe em botões que tornam ainda mais simples adquirir um produto. Não é atoa que com a epidemia do coronavírus as vendas na Amazon alavancaram.

Como fazer um posicionamento?

Realizar um posicionamento de marca necessita de alguns passos e não se trata de uma estratégia que ocorre em curto prazo, mas sim de longo prazo. Para ajudar você nesse processo, separamos três etapas para você posicionar a sua marca.

1. Defina os seus valores

A primeira etapa para realizar um posicionamento é definir os seus valores. Podemos entender como valores aquilo que a sua marca acredita e preza. Veja alguns exemplos:

  • Sustentabilidade;
  • Ética;
  • Respeito;
  • Igualdade;
  • Educação.

No entanto —  conforme explicamos —  o posicionamento de marca está atrelado aos valores, por isso você precisa mantê-los bem definidos. Sugerimos estabelecer entre 3 a 5 valores.

2. Estabeleça um tom de voz

O tom de voz é a forma como a sua marca vai se comunicar com a audiência e esse é um passo muito importante na hora de posicionar.  

Alguns exemplos de tons de voz são: 

  • comunicação divertida;
  • formal;
  • informal;
  • casual. 

Depois da sua definição, é importante que você mantenha esse mesmo tom de voz em todos os seus canais de comunicação, para que não haja conflito entre eles.

3. Crie campanhas

A última etapa é a mais importante que é criar campanhas de como a sua marca vai se posicionar. 

Nesta etapa é interessante verificar um calendário sazonal a fim de observar quais datas estão alinhadas com os seus valores e podem ser aproveitadas para criar uma campanha.

 

Agora, aproveite para conferir o nosso artigo de como fazer uma gestão de marca!

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