O que é identidade visual e qual a sua importância

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Muitas marcas não dão a devida importância na hora de aprender o que é identidade visual e qual a sua importância. Porém, ela é essencial para o reconhecimento de qualquer marca.

É através dela que os clientes vão ser atraídos a conhecer a proposta de seu negócio, será o primeiro contato. Para isso, investir em uma boa identidade visual é fundamental para qualquer marca.

Para você entender melhor tudo sobre o que é identidade visual e como ela agrega ao seu negócio, continue seguindo neste artigo. Pois separamos tudo o que você precisa saber.

O que é identidade visual?

Temos como resposta para essa pergunta: o conjunto de elementos gráficos que têm como objetivo comunicar ao público a ideia e o propósito de uma empresa, produto ou serviço. 

Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens etc. Ela auxilia você a mostrar toda a história de sua empresa em elementos gráficos.

Os consumidores reconhecem uma marca por conta de alguma característica. Como por exemplo, quando se fala em Mc Donald’s, automaticamente você já se é remetido ao grande M amarelo, com um vermelho de fundo.

Esse é um dos elementos de identidade visual dessa empresa, que é uma das maiores do mundo. Imagine o que seria dela caso ninguém reconhecesse a marca, tanto pelos slogans, propagandas, ou cores marcantes.

Por isso, é fundamental que você entenda o que é identidade visual, assim como a importância para a sua marca.

Qual a importância da identidade visual para a marca?

Para você entender o poder dessa ferramenta, quantas vezes você já ficou com vontade de comer no McDonalds apenas por ver algo amarelo e vermelho?

Pois bem, isso é exatamente proposital na hora de escolher as cores, além de vermelho e amarelo serem cores muito chamativas, são bastante comuns. Então, esse forte vínculo com as cores da marca leva a um grande reconhecimento.

E esse exemplo pode ser aplicado a várias empresas famosas, como o itaú, caixa, burger king etc. Todas essas empresas têm cores muito bem vinculadas as suas marcas, o que gera um enorme reconhecimento.

Isso se dá por conta da memória humana ser mais propícia a lembrar de cores, elementos gráficos e experiência. Cada cor leva o consumidor à uma experiência, e essa experiência fará a sua marca ser mais reconhecida.

A identidade visual pode fazer uma diferença enorme contra a sua concorrência, pois imagine este cenário:

Um consumidor está pesquisando valores e qualidade de serviço (o que é bastante comum nos métodos de consumo atuais), quando ele ver todas as opções, ele tenderá a escolher a que ele melhor lembrar, o que mais chamou a atenção dele.

Aí que ela entra, basicamente chamará mais a atenção do consumidor e levará experiências ao mesmo. Quanto mais experiências visuais positivas o consumidor tiver, mais propício será a ele consumir o seu  produto (ou serviço).

Agora que você já sabe o que é, separamos algumas dicas de como criar uma identidade visual forte para a sua marca.

Como criar uma identidade visual forte?

Alguns elementos são extremamente importantes para você criar uma boa identidade visual para a sua marca. Mas para isso, você deve conhecer bem o seu público alvo, saber como ele pensa e do que ele gosta.

Quando se fala em identidade visual, você basicamente está falando de experiências por meio de estímulos visuais. Isso quer dizer que você deve criá-la pensando em levar experiências ao consumidor.

Todos os elementos visuais, seja as cores, slogans, embalagem ou logotipo, devem remeter alguma experiência compatível a seu público. Não adianta você ter uma logo incrível mas que causa um impacto que não condiz com o seu público.

Como por exemplo, imagine que você tenha um negócio voltado à alimentação, você deve ter elementos visuais que remetem a sabor, que despertem desejo. Agora, imagine que a identidade visual desse negócio remete a algo escuro, marrom, sem vida.

Isso levará a uma experiência totalmente oposta ao que a proposta da empresa realmente condiz. Por isso, tenha em mente essa experiência do usuário.

Para isso, existem algumas dicas para conseguir levar essas boas experiências.

Trabalhe com as cores

Como você irá conhecer o seu público alvo, leve cores que remetam aos sentimentos que condizem com a sua marca. Podendo variar de nicho para nicho, por isso, faça a sua pesquisa de persona!

Incentive a simplicidade

Não é necessário algo de outro mundo para ser uma boa identidade visual, trabalhe com a simplicidade. Lembre-se, menos é mais! Então foque na simplicidade para chamar a atenção do seu público de modo eficiente.

Invista em design

O design é uma área extremamente importante para as marcas, então invista no design do seu negócio. Um site e feed organizado, assim como uma logo bem feita pode fazer uma grande diferença no seu negócio.

Agora que você tem tudo para criar uma identidade visual de arrasar, você precisa proteger essa identidade visual para que nenhum espertinho mal intencionado a plagie e colha todos os frutos de seu trabalho.

Como proteger a identidade visual de uma marca?

A identidade visual pode ser comparada com a identidade de uma pessoa física, com isso, você a deve proteger. Pois, imagine você depois de tanto trabalho com a identidade visual de sua marca, alguém a roubar, estará roubando todo o seu trabalho, se ele a registrar, acabará impedindo você de usar a sua própria.

Esse é um cenário bastante comum nos tempos de hoje e para evitar isso, o primeiro passo é registrar a sua marca. Registrando a sua marca, você irá protegê-la de qualquer pessoa má intencionada querendo te plagiar.

 

Agora que você sabe o que é identidade visual e sabe da importância de se proteger, confira nosso artigo de Como registrar uma marca: passo a passo! Aprenda como você pode registrar a sua marca de uma forma prática.

 

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