Nome de domínio: Por que registrar?

nome_de_dominio


Muitas pessoas têm dúvidas na hora de criar o nome do seu domínio e acabam não dando a devida importância. Gerando assim grandes problemas por não explorar seu potencial máximo.

Para você entender melhor a importância de se ter um bom nome de domínio, separamos tudo o que você precisa saber sobre isso. Então continue lendo até o final para aprender tudo que esse nome pode gerar para você.

O que é nome de domínio?

É o nome dado para localizar e identificar uma marca ou site na internet. Por exemplo, o youtube, que tem como domínio o youtube.com. Sendo assim, fica fácil a memorização, facilitando também, o acesso.

Imagine se na hora que você quisesse entrar em algum site, você tivesse que colocar o IP na barra de endereço do seu navegador. É praticamente impossível a memorização rápida de endereços de IP com números aleatórios.

Além do mais, os endereços de IP podem variar no decorrer das atualizações feitas pela plataforma. Para evitar esse problema, são criados os nomes de domínio, um nome de fácil memorização para seu site, como facebook.com.

Então, é essencial você criar um nome de domínio simples e de fácil memorização, pois assim ficará mais fácil encontrá-lo. Criado o nome, você deve registrá-lo. Afinal, para que você deve registrá-lo?

Qual a importância de se registrar o nome de domínio?

Imagine você ter todo o trabalho criativo de criar um bom nome de domínio, o qual chame a atenção do público e seja de fácil memorização e, então depois de todo esse trabalho, alguém começa a utilizá-lo no seu lugar.

Além de utilizar o seu nome, ele impede você de utilizá-lo também, fazendo assim você perder todo aquele trabalho de criação. Pois é isso que pode acontecer caso você não realiza o registro.

Registrar o nome de domínio garantirá que ele será oficialmente seu e ninguém poderá “roubá-lo” de você. É como se fosse o CPF do seu site, será seu e apenas seu, isso é claro, estando em dia com os pagamentos anuais.

Quando se cria e registra um domínio, é necessário que você efetue pagamentos anuais para continuar tendo direito ao domínio. Caso contrário, na falta do pagamento, outra pessoa pode comprá-lo e começar a o utilizar.

Agora que você já sabe a importância de registrar o domínio do seu site e manter os pagamentos em dia, você deve saber como registrá-lo.

Como registrar o nome de domínio?

Para registrar é bastante simples, basta seguir este passo a passo a seguir. O primeiro passo é você pensar em um nome simples que será de fácil memorização.

Feito isso, basta você seguir esse passo a passo que separamos a seguir.

Escolha uma empresa de hospedagem

Existem diversas empresas de hospedagem que têm boa reputação no mercado, escolha a que melhor se adequar às sua necessidades. Dentro dessas empresas estão: HostMídia, HostGator, GoDaddy, UOL Host, Kinghost, Locaweb, entre outras.

Verifique se o nome criado está disponível

Depois de ter pensado em um nome atrativo, verifique se esse domínio está disponível na empresa de hospedagem escolhida. Caso o nome já esteja em utilização por outra pessoa, a plataforma te dará outras opções de nomes similares.

Porém, se você ainda quiser esse nome, você pode colocar extensões nesse domínio para conseguir utilizá-lo. Podendo variar de nicho para nicho, as extensões são bastante úteis para você conseguir o seu domínio.

Complete o cadastro

Geralmente, essas plataformas oferecerão uma gama de serviços extras e possuem sua forma de cadastro auto-explicativa. Basta seguir todo o processo de cadastro como manda a plataforma.

Você precisará informar o seu CPF ou CNPJ para vincular o domínio de fato a você, além de outras informações básicas de cadastro. Feito isso e escolhendo as melhores opções para o seu objetivo, basta efetuar o pagamento.

Então, nesse momento você já estará apto a utilizar os serviços oferecidos pela sua empresa de hospedagem escolhida.

Agora que você já sabe como criar e registrar o seu domínio, separamos algumas dicas para você escolher um nome diferenciado para o seu negócio.

Dicas para escolher um bom nome de domínio

A primeira coisa que você deve manter em mente quando escolher um nome de domínio é tentar observar pelos olhos do usuário. O que ele vai sentir quando se deparar com ele?

Pensar como o usuário é fundamental, pois apenas provendo uma boa experiência para o usuário é que o nome escolhido será um nome de domínio eficaz. Para isso, o seu nome de domínio deve ser simples e de fácil memorização.

Imagine você decorando um site como: fiquericoemcasaoumorratentando.productnet.info.net, além de ser um nome extremamente longo, não será fácil memorizar e encontrá-lo, diferente de facebook.com, por exemplo.

Para te auxiliar, existem algumas dicas que você deve ter em mente na hora de criar o seu nome de domínio que separamos a seguir.

  1. Utilize um nome de domínio curto

Um nome criativo não precisa ser grande, quanto mais simples e curto, mais fácil será a memorização, leitura e busca de seu domínio. Então sempre opte por domínios mais simples e curtos!

    2. Utilize palavras-chave 

Utilizar palavras-chave é de extrema importância pois além de aumentar a quantidade de tráfego do seu site, já remeterá à idéia da sua página antes mesmo do usuário entrar, então ele entrará com a certeza do que verá.

Mas cuidado para não exagerar na palavra chave e criar um domínio extremamente óbvio que causará um efeito negativo.

   3. Nomes únicos

Dê sempre preferência à um nome de domínio curto sem letras dobradas, hífen, traços, barras e nada do tipo. Todo caractere especial ou nome composto que você colocar, dificulta a memorização e busca pelo seu site.

Sempre lembre-se da máxima: “menos é mais”, isso fará muita diferença na hora de criar o seu domínio.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar e registrar o seu nome de domínio, saiba como ter o seu modelo de negócios e como protegê-lo, para desenvolver ainda mais o seu negócio!

× Como posso te ajudar?