Quais são as marcas nacionais de sucesso? Veja!



Você sabe quais são as marcas nacionais de sucesso?

Não há dúvida de que o reconhecimento da marca ajuda a trazer mais vendas e lucros para uma empresa, especialmente quando o marketing é feito da maneira certa. 

Com base nisso, existem trêss marcas excepcionalmente conhecidas que podemos utilizar como exemplo, sendo elas: Apple, que se tornou a primeira empresa americana de um trilhão de dólares; a Disney, cujos parques temáticos estão apresentando crescimento recorde em 2018, apesar do aumento dos preços; e a Nike, que teve um aumento de 31% nas vendas online após o lançamento de uma nova campanha.

No entanto, apenas o reconhecimento da marca não é o suficiente para ser o fator determinante para o sucesso. A marca não é apenas o seu nome e o seu design, ela também deve ser uma conexão entre as ideias da empresa e do consumidor. 

Então, se você ficou curioso de como essas marcas conseuiram chegar nesse patamar, continue acompanhando esse artigo pois iremos explicar sobre as marcas de sucesso e o que fazem ela serem tão conhecidas!

O que faz uma marca ter sucesso?

Primeiramente, é necessário entender que para se criar uma marca de sucesso, é necessário estabelecer uma conexão verdadeira com o cliente. 

Como em qualquer relacionamento, essa conexão deve incluir confiança e um vínculo emocional. Sem essas coisas, o relacionamento não durará.

De acordo com o professor da Universidade de Harvard, Gerald Zaltman, 95% de todas as decisões de compra são feitas inconscientemente. A pesquisa mostra que as emoções desempenham um grande papel no processo de tomada de decisão subconsciente. 

Isso significa que as marcas que fazem as pessoas sentirem uma conexão emocional forte e positiva, vão ganhar clientes leais a longo prazo, o que traz uma grande vantagem competitiva. 

Por outro lado, quando não há vínculo emocional, não há incentivo para que os clientes sejam leais à marca e, assim, ela se torna uma mercadoria. 

Então, como criar essa conexão emocional com o seu público e evoluir sua empresa? Veja a seguir!

Como evoluir com minha marca?

Para conseguir evoluir a marca, e alcançar o sucesso no mercado, com reconhecimento e fidelidade dos clientes, é importante se atentar às dicas a seguir.

  1. Tome uma posição

As pessoas se conectam com sua marca quando você tem um ponto de vista definido sobre algo, especialmente se elas têm crenças e valores semelhantes. 

No entanto, isso não significa que você precisa ser político ou dizer algo polêmico para se conectar com seu público.

Em vez disso, identifique algo em que você acredita fortemente e que deseja que sua marca esteja por trás. Aqui estão alguns exemplos:

  • Apple significa criativos e desajustados.
  • Disney significa criar experiências mágicas para famílias.
  • Natura representa o meio ambiente.
  • Magazine Luiza traz identificação feminina e liderança inspiradora. 

Além disso, assumir uma posição por trás de uma crença pode ajudar as pessoas a perceber a sua marca, sendo possível uma diferenciação da concorrência. 

Para identificar o que a sua marca representa, comece analisando por que você começou sua empresa, em primeiro lugar. Existe algo em que você acreditou? Existe algo que você gostaria de mudar na indústria?

2. Incorpore sua crença

Uma coisa é dizer que você acredita em algo, mas outra é incorporar essa crença por meio de sua marca. 

Os consumidores são experientes e exigentes. Eles precisam sentir verdade na identificação das crenças, não pode ser uma relação criada apenas por modismo. É como, por exemplo, uma marca que investe em produtos biodegradáveis, mas a política da empresa e o discurso não são de preservação. 

No entanto, a incorporação de suas crenças acontece por meio da experiência da marca que você cria (em textos, visuais da marca, design de produto, marketing etc.). 

Quanto mais você incorporar suas crenças ao longo da experiência da marca, melhor. A Sadia, por exemplo, está na lista das marcas nacionais de sucesso. Sua principal crença é oferecer produtos de qualidade, com ingredientes selecionados, para levar sabor e excelência à mesa dos brasileiros. 

3. Compartilhe sua história

As pessoas se conectam emocionalmente quando se conectam com a história de sua marca. Todo mundo adora uma ótima história. 

Por isso que os livros mais vendidos e filmes de grande sucesso geralmente capturam o coração do público. Grandes histórias movem as pessoas emocionalmente e criam laços inesquecíveis. Você já leu um livro ou assistiu a um filme em que ainda pensava dias ou mesmo semanas depois? Esse é o poder de uma história.

Uma história de marca forte não é diferente. Todos os dias, as pessoas são bombardeadas com diferentes produtos e informações. Os consumidores têm inúmeras opções de escolha quando fazem uma compra. Mas se você tem uma história de marca forte, a conexão emocional atua como um defensor de sua marca.

Além disso, uma marca que conquistou seus consumidores pela sua história, foi a Magazine Luiza, através da sua CEO Luiza Helena Trajano, que emociona a todos quando conta sobre o início da rede de lojas, que está entre as principais marcas do Brasil. Ela iniciou com uma pequena loja de presentes, em 1957, e hoje, é uma das gigantes do seu segmento. 

Quais são as marcas nacionais de sucesso?

Existem muitas marcas no Brasil que possuem histórias de sucesso, que chegaram até o topo com muito trabalho e através do compartilhamento firme de suas crenças. Conheça algumas marcas nacionais de sucesso e se surpreenda com as histórias. 

Cacau Show

O início da história foi em 1988, quando o CEO – Alexandre Tadeu da Costa, iniciou um pequeno comércio de revenda de chocolate, e conseguiu uma grande encomenda, de 2.000 ovos de 50g cada. 

Ao chegar na fábrica, foi informado que o produto não poderia ser fabricado naquele peso, e para não perder a sua palavra, decidiu fabricar os ovos por conta própria. Ele comprou toda a matéria-prima e contratou uma senhora, que já trabalhava com chocolates caseiros, para auxiliá-lo nessa entrega. 

E a partir do lucro dessa primeira encomenda, foi criada a Cacau Show. Se tornando uma das principais marcas do mercado, com escritórios modernos e presença nas mídias sociais, atualmente conta com mais de 2.000 lojas no Brasil. 

Rede Globo – Grupo Globo

A Rede Globo foi fundada em 1965 por Roberto Marinho, após o Governo de Eurico Gaspar Dutra conceder a permissão para a Rádio Globo atuar com transmissão de televisão. 

A partir desse momento, estava iniciando um dos maiores complexos televisivo do Brasil e do mundo, alcançando números históricos, com mais de 200 milhões de pessoas assistindo diariamente a programação, e sendo considerada como a segunda maior rede de televisão do mundo, perdendo apenas para a gigante norte americana ABC – American Broadcasting Company.

 

Agora que você já sabe como quais são as marcas nacionais de sucesso, confira o nosso artigo sobre o que é marca e como criar e entenda mais sobre o assunto!

 

 

 

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