Descubra quais são as marcas mais valiosas do mundo! 



Todo ano é realizado um ranking para mostrar quais são as marcas mais valiosas do mundo. As marca escolhidas ocupam boas posições e possuem um valor tão grande devido anos de construção de uma excelente estratégia de branding.

Além disso, uma marca consegue ser mais valiosa do que o seu próprio patrimônio físico, pois apenas o seu nome ou elementos visuais é capaz de gerar vendas. 

Se você ficou curioso para saber quais são essas marcas, não se preocupe. Ao longo deste artigo iremos mostrar as principais, explicar o que é uma marca e como você pode fazer para gerar valor para a sua também. Portanto, continue acompanhando esse artigo para saber mais.

O que é uma marca?

Marca é todo sinal visual capaz de identificar uma empresa, produto ou serviço. Quando criamos uma organização também desenvolvemos uma marca para representá-la.

Embora a definição formal diz de maneira geral que a marca é uma apresentação visual, existem outros tipos de elementos que compõem uma marca e não somente elementos visíveis, por isso ela é dividida em diferentes tipos para cada situação. Veja:

  • Nominativa: nome da empresa ou produto/serviço.
  • Figurativa: representação visual como logotipo.
  • Mista: une os dois tipos anteriores.
  • Tridimensional: forma plástica capaz de representar uma empresa ou produto/serviço.

Qual é a importância da criação e gestão de marca?

A criação de uma marca e a sua gestão é de suma importância para o desenvolvimento de uma empresa. Podemos utilizar como exemplo os conflitos de grandes organizações que afetaram o seu crescimento devido um mal posicionamento ou erro dentro da empresa, como a crise do Spoleto

A Spoleto, restaurante brasileiro, obteve uma crise em 2012 quando o canal Porta dos Fundos criou um vídeo criticando o atendimento do restaurante. 

Essa ação do canal prejudicou o crescimento da empresa uma vez que houve um impacto negativo com a marca. 

Felizmente, a equipe de marketing e branding da organização desenvolveu uma estratégia de gestão de crise, entrando em contato com o canal para fazer uma continuação da piada de forma positiva.

Com esse exemplo é possível perceber como uma marca é importante e um deslize pode prejudicar de forma direta uma empresa. Do mesmo modo, marcas que investem uma boa gestão tendem a crescer e se tornarem mais valiosas. É por isso que grandes marcas como a Apple, ocupa o primeiro lugar das marcas mais valiosas do mundo e tem como o seu maior patrimônio a própria marca, gerando bilhões de dólares. 

Quais são as marcas mais valiosas do mundo?

Eventualmente, é desenvolvido uma pesquisa para avaliar quais são as marcas mais valiosas do mundo. Sendo assim, separamos as principais abaixo referente ao ranking de 2019.

  1. Apple

Em primeiro lugar pela 7º vez no ranking entra a Apple valendo US$234,241 bilhões em 2019, mas já existem sites que afirmam que hoje, o seu valor é de US$1,4 trilhões. A empresa de tecnologia se mantém em primeiro lugar porque ela vende não só o produto, mas é capaz de proporcionar uma excelente experiência para os seus usuários.

  1. Google

O Google entra em segundo lugar valendo US$167,713 bilhões. O Google é a marca principal, mas ele conta hoje com diferentes submarcas seguindo o mesmo segmento e identidade visual. Além disso, o Google é o buscador mais utilizado em todo o mundo.

  1. Amazon

A Amazon é uma marca que possui um crescimento incrível e trouxe total inovação para o varejo. Em 2019 o seu valor era de US$ 125,623 bilhões. Hoje, ela conta com vários recursos no seu site que tornam a experiência do usuário única, como a compra com apenas um clique.

  1. Microsoft 

O quarto lugar é ocupado pela Microsoft valendo US$108,847 bilhões. Essa empresa também é no segmento de tecnologia e embora valha menos que a Apple, possui total valor no mercado.

  1. Coca-Cola

A Coca-Cola também entra no ranking das empresas mais valiosas e é notável pelas suas excelentes campanhas. Valendo US$63,365 bilhões, a Coca-Cola possui uma excelente campanha natalina capaz de aumentar significativamente as suas vendas. Isso acontece porque assim como a Apple ela não vende somente o produto, mas mostra a experiência com a família que é capaz de proporcionar.

  1. Samsung

A Samsung ocupa o sexto lugar no ranking das marcas mais valiosas do mundo e o terceiro no segmento de tecnologia. Hoje, ela vale US$61,098 bilhões contando com vários cases de sucesso que ajudou a assumir essa posição.

  1. Toyota 

Na sétima posição se encontra a Toyota valendo US$56,246 bilhões. Ela ocupa o primeiro lugar no segmento automotivo. A marca também possui uma excelente gestão de branding capaz fazê-la ser tão valiosa.

Como gerar valor na minha marca?

Gerar valor a uma marca não é um processo fácil e é necessário um conjunto de estratégias de longo prazo para alcançar esse objetivo. Mas antes de buscar estratégias para gerar valor para ela é muito importante fazer o seu registro. 

O registro de marca é o que vai protegê-la de plágio e fazer com que ela seja capaz de ser vendida depois. 

Após esse passo, a próxima etapa é definir os principais atributos dela, sendo eles:

  • tom de voz;
  • propósito;
  • identidade visual;
  • posicionamento;
  • naming;
  • valores.

Depois dessa definição o próximo passo é estabelecer as estratégias de gestão de marca, para gerar uma percepção positiva e fazê-la ter uma percepção melhor.

 

Aproveite que conferiu o artigo das marcas mais valiosas do mundo para ler também nosso artigo de branding, para aprender com mais detalhes como gerar valor para a sua marca. 

× Como posso te ajudar?